Para quem procura um tipo de casamento intimo, diferente, mais flexível, com propostas mais versátil e até mais criativa, dizer SIM no aconchego num casamento em casa pode ser uma experiência inesquecível.
Por quê escolher um casamento em casa?
Existem várias razões para escolher organizar seu casamento em casa. A ideia de celebrar um casamento super acolhedor e cheio de significado é uma delas; a intimidade gerada pela casa da família é indescritível e muito pessoal. O apego sentimental torna sua localização o espaço perfeito para celebrar um casamento. Mas a casa de família não é a única opção, os noivos podem escolher a casa de amigos ou até mesmo alugar uma para a ocasião.
Mas antes de planejar um casamento em casa, é importante ser realista e saber o que você vai enfrentar. A casa deve ter entre médio e grande porte, com vários espaços e nichos para acomodar a todos, e se tiver um jardim melhor ainda.
Isso não quer dizer que são requisitos obrigatórios ou que você precisa de uma mansão para realizar seu casamento, mas que é preciso pensar no espaço e no número de convidados, fornecedores e staff. Se, por exemplo, você optar por um micro wedding, um apartamento pode ser ideal para um brunch, almoço ou coquetel.
Mas o que eu preciso saber e como organizar um casamento em casa?
O TAMANHO DA CASA E O NÚMERO DE CONVIDADOS
Depois de resolver qual é o tipo e estilo de casamento que vocês dois sonham e o tamanho da lista de convidados, é hora de adequar tudo dentro do espaço escolhido, seja ele a casa da família, amigos ou mesmo alugada para a ocasião.
Já resolveram se apenas a festa será realizada na casa ou se a cerimônia também vai acontecer lá? É bom ter em mente que um casamento em casa sugere um dia mais intimista e acolhedor.
Para saber sobre a capacidade, é necessário fazer uma visita técnica e levar em consideração todas as decisões dos noivos. Nesse caso essa visita deve ser feita no início do projeto para se ter dimensão total do evento e direcionamento dos demais fornecedores. Leva-se em conta que os convidados chegam ao longo da cerimônia, então pode-se pensar em acomodar 60% deles sentados.
Dica da Cerimonialista: sejam realistas e racionais para limitar o número de convidados numa celebração de casamento em casa; o excesso de pessoas em um lugar pequeno pode gerar confusão, trombadas e desconforto.
COMO DEFINIR OS ESPAÇOS NA CASA
Para se organizar um casamento em casa, um ótimo planejamento e bom aproveitamento do espaço é fundamental. O ideal é ter vários nichos para criar todos os ambientes desejados e outros de apoio, para que os profissionais contratados possam realizar suas tarefas.
Uma dica da Cerimonialista é de usar apenas as áreas comuns da casa, evitando assim circulação em áreas intimas como escritórios e dormitórios, entre outros.
Outra dica é avaliar como vai ser esse dia: os convidados vão ficar sentados? Ou é melhor ter menos assentos para que as pessoas queridas circulem mais pelos ambientes? O espaço da cerimonia comporta todos? Não esqueça de levar em consideração as pessoas que estarão trabalhando e circulando como copeiras e garçons.
Nos casamentos em casa, há menos espaço físico para se locomover e trabalhar, então as pessoas contratadas devem saber usar bem os recursos e não interferir negativamente no desenvolvimento da celebração.
SANITÁRIOS
Se tem um item importante de ser levado em conta são os banheiros. O número de banheiros na casa tem que ser suficiente para a quantidade de convidados. Alguém precisa ficar encarregado de estar constantemente verificando o abastecimento do local com sabonete, papel higiênico, trocar o lixo e fazer uma limpeza pontual no chão e no vaso sanitário, pois num evento a reposição desses itens será constante.
DECORAÇÃO PARA UM CASAMENTO EM CASA
Uma decoração para casamento em casa precisa levar em consideração o espaço necessário para circulação e passagem, tanto dos convidados quanto do sttaf.
Outro fator é a mobília: quais peças permanecem na casa e quais devem ser retiradas? O que será preciso alugar? Já mencionamos que objetos de valor devem ser retirados da circulação, mas isso não impede que a decoração seja aconchegante, com carinha de casa e confortável. Podem ser usados porcelanas, cristais, peças de família para compor arranjos de forma que a decoração fique o mais orgânica possível, como se fizesse parte do dia dia daquela casa.
Dá para escolher um tema? Dá sim! Escolha a paleta de cores da sua preferência e adapte tudo, junto com o profissional contratado, para um casamento em casa. Você pode usar todos os seus elementos favoritos, como letreiros em neon, cadeira pavão, objetos e placas de acrílico, balões e suas flores e folhagens favoritas: a flor mosquitinho, o capim dos pampas ou as folhagens e flores secas e tingidas.
O altar vai ser um dos pontos altos desse dia. Já pensou como ele vai ser?
Agora que você já sabe alguns pontos importantes sobre casamento em casa, está na hora de ligar para a Cerimonialista e marcar a sua Entrevista de Alinhamento de Propósito.